Seguidores

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Somar ou multiplicar?

Bloco de Conteúdo
Matemática

Conteúdo
Operações com Números Naturais

Objetivos
- Introduzir a noção de multiplicação

Conteúdos específicos
- Resolver problemas que envolvam séries proporcionais
- Analisar conjuntamente certos aspectos da resolução


Ano
2º ano

Tempo estimado
1 aula

Material necessário
Pacotes de figurinhas

Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual
Estimule diferentes formas de participação do aluno com deficiência intelectual. Ele pode, por exemplo, apresentar os registros das estratégias elaboradas em conjunto com o seu grupo.


Desenvolvimento das atividades
1ª etapa

Peça que, em duplas, os alunos resolvam o seguinte problema: "José comprou 5 pacotinhos de figurinhas. Cada pacote vem com 4 figurinhas. Quantas figurinhas José comprou?"

2ª etapa

Discuta os diversos aspectos que podem aparecer na resolução do problema, como a soma dos números disponíveis (4 + 5). Nesse caso, compartilhe a estratégia com os estudantes e pergunte se ela é correta. Esperam-se respostas do tipo: "Essa conta não é para esse problema; dá 9 e são 20 figurinhas". Ao invés de dizer que o procedimento da soma está errado, enfatize que a conta está certa (5+4=9), porém ele não é adequado para esse tipo de problema. Peça que as outras estratégias também sejam compartilhadas.

Avaliação
Antes de realizar a atividade, observe quais procedimentos você acha que seus alunos utilizarão? Depois do trabalho, verifique se houve algo no encaminhamento da atividade que chamou sua atenção. Notou avanços nas estratégias usadas pelos alunos a partir das discussões? Em seguida proponha outro problema para que tenham de aplicar seus conhecimentos.



Plano de aula baseado no documento "ORIENTACIONES DIDÁCTICAS PARA LA ENSEÑANZA DE LA MULTIPLICACIÓN EN LOS TRES CICLOS DE LA EGB", Provincia de Buenos Aires, Horacio Itzcovich y Claudia Broitman.

Um comentário:

  1. Muito bom este plano,me ajudará a elaborar outros que facilitará a aprendizagem dos alunos com dificuldades na aprendizagem.

    ResponderExcluir